No que diz respeito à limpeza do interior do carro, a mesma é fundamental pois evita que os resíduos se acumulem no interior, o que, a longo prazo, pode conduzir a que estes penetrem nos materiais, provocando desde mau cheiro a manchas.

A frequência ideal para lavar e limpar o carro deve ser semanal ou, no máximo, de 15 em 15 dias e deve passar por diversos cuidados, desde o lugar onde estaciona o automóvel até aos materiais utilizados.

Conheça alguns dos passos para lavar o carro em casa corretamente.

O que fazer antes de lavar o carro?

Antes de iniciar a lavagem do automóvel, comece por selecionar o local onde irá fazê-la. Aconselhamos que o carro seja estacionado à sombra, já que, desta forma, evitará que a espuma ou a água sequem antes do tempo, manchando a pintura.

Lembre-se de fechar todas as janelas e de puxar os limpa para-brisas para a frente. Retire todos os tapetes do interior do automóvel, iniciando a limpeza do carro por estes: lave os tapetes com recurso a uma escova, água e sabão. Assim, quando terminar de lavar o carro, estes já estarão secos.

Separe previamente todos os materiais que irá utilizar na lavagem do seu carro:

  • 2 baldes;
  • 1 detergente específico para a limpeza do carro;
  • Escovas para as rodas e para os pneus;
  • Esponjas e panos para secar, de preferência de microfibra ou algodão, já que os sintéticos podem danificar a pintura.

Como lavar o carro por fora

Depois de selecionar o local onde irá lavar o carro e separar todos os materiais para a limpeza do seu automóvel, está no momento de iniciar a tarefa. Comece pela lavagem exterior do carro, seguindo estes passos:

  1. Molhe o carro com água, com recurso a uma mangueira sem pressão, para não danificar a pintura. Depois, passe a esponja com a mistura de água e detergente. Lave o carro por partes, começando de cima para baixo. Sempre que terminar uma parte, enxague a espuma.
  2. A maior parte da sujidade encontra-se na parte de baixo do carro e nas rodas. Por isso, utilize a escova para limpar as rodas e os pneus. Vá utilizando a mangueira para limpar a roda de vários ângulos.
  3. Seque o exterior do automóvel com toalhas limpas (de algodão ou microfibra).

Como limpar o interior do carro

Na hora de lavar o carro, o interior também precisa de alguns cuidados específicos. Realizar uma limpeza do carro correta evita a acumulação de pó e outros resíduos nos cantos do habitáculo e nas entradas do ar condicionado.

Comece por limpar, tal como no exterior, por partes. Siga estes passos.

Limpar o teto

Inicie a limpeza do teto do automóvel com a remoção da poeira, recorrendo à utilização de uma escova macia e um pano seco. Posteriormente, faça uma mistura de água com um detergente neutro e desinfetante, podendo utilizar um borrifador para espalhar bem a mistura. Depois, passe o pano seco, à medida que borrifa o teto.